Terapia custa caro?

Atualizado: 1 de mar.

Na sociedade hedonista em que vivemos, onde o prazer imediato é hipervalorizado, nos deparamos com a seguinte frase: “não faço terapia, pois é muito caro! ” No entanto, os que pensam dessa forma deixam em segundo plano os verdadeiros benefícios do processo terapêutico. Digo processo, pois é isto que assusta a maioria das pessoas. Não, você não sairá depois de cinco consultas com todos os problemas da sua vida resolvidos, é necessário um processo. E, em algumas fases, muitas conquistas serão quase imperceptíveis, pois antes de florescer é necessário adubar e cuidar da terra. A flor chama atenção, mas ela só existe graças ao trabalho silencioso de nutrir o terreno para que seja propício florescer.


A importância do processo de terapia

Além disso, no mundo ocidental, valorizamos mais um bom corpo e uma boa fama social do que uma mente equilibrada e sã. Daí a urgência em juntar dinheiro para pagar um personal trainer ou em gastar o investimento de uma ou mais consultas psicológicas em um jantar regado de bebida e comida. Não há problema algum nisto: cuidar do corpo e se socializar é legítimo e até necessário, mas será que eu sou escravo disso? Qual é a minha prioridade?


Vivemos na academia lutando contra a balança, mas você já pensou na ansiedade que o faz comer mais que o suficiente? Já pensou por que a necessidade de beber em excesso para conseguir se relacionar? Ou por que não consegue passar um final de semana em casa sem sentir angústia ou exclusão ao ver os outros saindo no Instagram? Por que você muitas vezes se enrola financeiramente, gastando mais do que tem, em uma tentativa de preencher o seu vazio com coisas ou para esconder dos outros o quão você se sente mal pela sua vida? Por que se sabota no seu trabalho, enrolando prazos, se estressando com pequenos contratempos? Por que seu relacionamento vive em crise, com brigas, xingamentos e traições?


Garantimos que todas as tentativas de maquiar seu sofrimento psíquico não funcionam a longo prazo! É preciso ter coragem para se aceitar como se é, e a partir de agora iniciar a mudança. Como é para poucas pessoas esta coragem! Fica mais fácil usar a desculpa que terapia é caro, mesmo você tendo outros gastos superficiais.


O que poucos percebem é que a saúde mental influencia todas as áreas da sua vida, inclusive propiciando uma inteligência emocional que, bem aproveitada, poderá abrir muitas portas financeiras para, quem sabe, também proporcionar estes pequenos prazeres. Nos desgastamos tentando arrumar cada área da nossa vida, mas só o amadurecimento psicológico é capaz de promover a paz em nossas mentes e corações. A sua saúde mental permite você desfrutar verdadeiramente de todo o restante.


A saída para os seus problemas é para dentro de si mesmo! Se valorize fazendo este investimento em você! Busque apoio, faça terapia!


Terapia, o melhor investimento que você pode fazer por você